11 de junho de 2019 Manual Guia Como Escolher Sua Roupa de Borracha Wetsuit Neoprene Long John nShort John Jawueta Maiô Masculino Feminino Infantil Juvenil para Crianças Promoção Saldão Desconto Loja de Surf Rip Curl Mormaii Quiksilver Comprar Barato

Como Escolher Sua Roupa de Borracha?

Um Manual para Você Não Passar Perrengue Neste Inverno

O outono vai chegando ao fim, o inverno se aproxima, os dias vão ficando menores, cada vez mais frios, e é chegada a hora de usar uma boa roupa de borracha para garantir o conforto durante uma sessão de surf mesmo nas mais baixas temperaturas!

A Raízes Surf preparou este breve guia para orientá-lo na hora de escolher sua roupa de borracha, onde apresentamos os 7 Elementos necessários para escolher a melhor roupa de borracha para as suas necessidades e que se enquadram no seu orçamento, são eles: 1) Tecnologias das Marcas; 2) Modelos; 3) Tamanhos; 4) Espessuras; 5) Localização do Zíper; e 6) Preço.

1) Tecnologias das Marcas de Roupas de Borracha

O mundo do surf evoluiu muito nos últimos anos, refletindo no surgimento de novas marcas, fusão de algumas grandes marcas e no surgimento de novas tecnologias que ajudaram na melhoria da performance dos surfistas e na profissionalização do esporte. Entre as melhores marcas de roupas de borracha do mundo estão Rip Curl, Quiksilver, O’neil, Billabong, e, a nível nacional, temos os excelentes wetsuits da Mormaii, que não deixam nada a desejar perto das melhores tecnologias das gringas!

A Rip Curl, em especial, se destaca no cenário mundial! Uma marca consolidada no mercado, nascida há mais de 50 anos no berço do surf, na Austrália, e que segue investindo forte no desenvolvimento de novas tecnologias, o que lhe rendeu por 4 anos consecutivos o título de melhor neoprene do mundo (Elastomax), eleito pela SIMA (Surf Industry Manufacturers Association), e que este ano chega na sua versão E6, de alto desempenho, que supera os padrões da indústria, 20% mais elástico e 15% mais leve que o E5, contando ainda com uma camada interna Thermo Linning que garante ainda mais aquecimento, duas camadas Flash Linning que aceleram a drenagem da água e a secagem da roupa, costuras seladas flexíveis, ou ainda o novo neoprene Flex Energy, que gera calor enquanto estica!!! Isso mesmo, altíssima tecnologia para seu conforto e performance. A Rip Curl é, sem dúvida, a escolha perfeita para sua roupa de borracha.

A Quiksilver voltou a investir forte no desenvolvimento de novas roupas de borracha nos últimos anos e chegou a resultados excelentes. O novo neoprene F’N Lite 2 é fabricado com calcário rico em células de ar, resultando em um tecido extremamente leve e flexível, o revestimento interno de lã térmica WarmFlight garante aquecimento e conforto ao surfista, e a costura Red Seal em áreas estratégicas fornece a vedação mais leve possível. Com este arsenal de tecnologias, a Quiksilver oferece roupas de borracha seladas, flexíveis e confortáveis por preços melhores que sua principal concorrente, a Rip Curl.

A Mormaii é uma marca de surf genuinamente brasileira que não pára de crescer… Suas coleções de roupas de borracha, uma após a outra, apresentam modelos cada vez mais flexíveis, com tecnologias inéditas de costuras seladas, produzindo wetsuits de alta performance por preço nacional! A cereja do bolo entre as roupas de borracha da Mormaii fica por conta do neoprene Flexxxa Pro, construído com V Foam, uma borracha extremamente flexível, leve, resistente e com menor absorção de água, além da tecnologia Rubi Dry com maior capacidade isotérmica, conforto e secagem rápida, tripla vedação e o exclusivo sistema Nanozip – um zíper de tamanho reduzido que facilita a entrada e saída, proporcionando melhor ajuste ao corpo. Outro modelo que merece destaque é o UltraSkin, uma linha de roupas de borracha extremamente flexíveis, indicada para alta performance no dia a dia. A Mormaii é a marca com melhor custo x benefício do mercado!

2) Modelos de Roupas de Borracha

Para o surf há basicamente 2 modelos principais de roupas de borracha, Long John e Short John, com suas variações de mangas curta, longa, ou sem manga (cavado), além dos maiôs, bermudas, botinhas (sapatilhas), jaquetas, camisetas, entre outras peças que podem ser fabricadas com material neoprene.

Roupas de Borracha Rip Curl Quiksilver Mormaii Neoprene Wetsuits Long John Short John Selado

O Long John é o nome dado para as roupas de borracha que possuem perna comprida. São indicados para as regiões mais frias, invernos mais rigorosos, ou para os surfistas mais friorentos.

O Short John é a roupa de neoprene com perna curta, recomendada para o surf do dia a dia ou para regiões onde o clima se mantém ameno, sem frios rigorosos. O Short John, assim como a manga curta, possui a vantagem de deixar os movimentos mais livres para as manobras, mas, consequentemente, sua proteção contra o frio é menor.

As Jaquetas de Neoprene vem ganhando cada vez mais adeptos para o surf do dia a dia como uma excelente opção de conforto térmico e proteção contra o vento e raios UV+. As grandes marcas têm utilizado das mesmas tecnologias das roupas de borracha para produzir as jaquetas, com uma grande variedade de espessuras, modelos e combinações de materiais.

As meninas tem ainda a opção dos Maiôs de Neoprene, uma opção elegante e confortável para o surf do dia a dia. Assim como as jaquetas, os maiôs também tem sido produzidos com os mesmos neoprenes das roupas de borracha, garantindo alta flexibilidade, conforto térmico e rápida secagem.

As Bermudas de Neoprene são utilizadas por surfistas que procuram conforto e alta durabilidade para uma boardshort do dia a dia, livre contra danos de arranhados, parafina, fricção contra a prancha, água do mar, sol, como as bermudas comum. Em Point Breaks de pedra ou coral as bermudas de neoprene possuem ainda a grande vantagem de proteção do surfista contra batidas e arranhados, que podem inclusive ser utilizadas por baixo da bermuda.

3) Tamanhos das Roupas de Borracha

Cada marca possui uma Tabela de Medidas para suas roupas de borracha, que variam por conta dos materiais utilizados, tecnologias, flexibilidade do neoprene, entre outras características. Antes de adquirir uma roupa de borracha tenha certeza de ter visto a Tabela de Medidas da marca para as medidas do seu corpo. Peça ajuda para um familiar ou amigo medir sua altura, quadril, comprimento dos braços e das pernas, entre outras medidas que podem constar nas especificações de cada marca. Tenha em vista que a roupa de borracha não é para “sobrar medida”, ou seja, ela deve ficar bem justa ao seu corpo para garantir sua máxima flexibilidade e conforto térmico, além de impedir a entrada de água. Abaixo você pode conferir como exemplo a Tabela de Medidas das Roupas de Borracha Masculinas da Rip Curl:

Tabela de Medidas Roupas de Borracha Rip Curl Quiksilver Mormaii Neoprene Wetsuits Long John Short John Selado

4) Espessuras das Roupas de Borracha

As roupas de borracha possuem espessuras padrões, e podem indicar dois números separados por um ponto, sendo que o primeiro indica a espessura do neoprene no busto, e o segundo indica a espessura do neoprene nos braços e pernas, com objetivo de garantir conforto térmico dos órgãos vitais sem perder a flexibilidade nos movimentos. As principais espessuras utilizadas em roupas de borracha são: 0,5 mm; 1 mm; 2 mm; 2.2 mm; 3.2 mm; e 4.3 mm.

As roupas de borracha com espessura de 0,5 mm são recomendas para os dias em que é necessária apenas uma leve proteção do frio e vento, contando ainda com uma proteção contra os ravios UV. É uma espessura encontrada principalmente nas jaquetas de neoprene e maiôs, que podem ser utilizados nos dias mais quentes, com vento ou clima ameno.

As espessuras de 1 mm ou 2 mm podem ser encontradas em algumas jaquetas de neoprene, maiôs, short john e long john. A espessura de 1 mm, em especial, não oferece uma grande proteção contra o frio, mas garante alta flexibilidade. São espessuras utilizadas principalmente nas roupas de borracha de alta performance e/ou short john. Muitos Short Johns são fabricados com a espessura 2.2 mm, o que significa que tanto no busto quanto nos braços e pernas são utilizados neoprene de 2 mm.

A espessura de 3 mm é utilizada nas roupas de borracha para o frio de verdade! Normalmente são roupas fabricadas com neoprene de 3 mm no busto e 2 mm nos braços e pernas (3.2 mm). É a roupa de borracha de inverno que todos surfista precisa ter para não ter que ficar da areia olhando aquele mar clássico quebrar em um dia de muita friaca! No sul do Brasil e em algumas regiões do Rio de Janeiro, em especial, é imprescindível… Uma boa roupa de borracha com 3 mm aguenta qualquer frio do Brasil e em quase todos os melhores picos do mundo. As roupas de borracha de 4 mm ou mais são necessárias apenas se você for viajar para algum lugar onde a água é muito gelada, como o Chile, Peru ou Califórnia.

Roupas de Borracha Rip Curl Quiksilver Mormaii Neoprene Wetsuits Long John Short John Selado Sem Zíper Zíper nas Costas Zíper na Frente Back Zip Chest Zip Zip Free Como Escolher a Espessura da Sua Roupa de Borracha Temperatura 1mm 2.2mm 3.2mm

5) Localização do Zíper nas Roupas de Borracha

Com a evolução das roupas de borracha muitos testes foram sendo realizados para encontrar as características do modelo ideal. A localização do zíper é uma das principais, uma vez que permite a utilização de diferentes materiais no neoprene, vestimenta confortável e reduz o peso da roupa de borracha. Hoje em dia há basicamente 3 configurações para o zíper nas roupas de borracha: Zíper nas Costas, Zíper no Peito ou Sem Zíper.

Roupas de Borracha Rip Curl Quiksilver Mormaii Neoprene Wetsuits Long John Short John Selado Sem Zíper Zíper nas Costas Zíper na Frente Back Zip Chest Zip Zip Free

O Zíper nas Costas (Back Zip) é a forma mais prática e barata de se fabricar uma roupa de borracha. É também a configuração do zíper que dá maior facilidade na hora de vestir e tirar. No entanto, há um pequeno acréscimo de peso e pode permitir a entrada de água, dependendo da tecnologia da marca.

O Zíper no Peito (Chest Zip) é o preferido de muitos surfistas, uma vez que reduz consideravelmente o peso em comparação ao zíper nas costas sem perder muita facilidade na hora da vestimenta. O Zíper no Peito permite que o mesmo neoprene seja utilizado em toda a roupa de borracha, garantindo uma vedação total da roupa de borracha, maior flexibilidade e conforto térmico.

As roupas de borracha Sem Zíper (Zip Free) são a configuração mais moderna, reduzindo por completo o peso do zíper, permitindo que a melhor tecnologia em neoprene da marca seja aplicada em toda a roupa de borracha, garantindo uma vedação total, maior flexibilidade e conforto térmico. No entanto, muitos surfistas não gostam da dificuldade de vestir e, principalmente, de tirar a roupa de borracha molhada.

6) Preços das Roupas de Borracha

Os preços das Roupas de Borracha variam de acordo com modelo e marca. O neoprene é um material caro, de alta tecnologia, portanto, via de regra, quanto mais neoprene tem a roupa de borracha mais caro vai ser. As jaqueta, maiôs e short johns, de forma geral, são mais baratos que os long johns, e quanto maior a espessura maior o valor também.

Até R$ 600,00

Há muitas opções de Short John e Maiôs de Neoprene com valores até R$ 600,00, e se você acompanhar uma boa Promoção da Raízes Surf é possível também encontrar alguns Long Johns nesta faixa de preço. Veja abaixo as melhores opções de roupas de borracha até R$ 600,00:

De R$ 600,00 a R$ 1.000,00

Entre R$ 600 e R$ 1.000 é possível encontrar os melhores modelos de Short John e os modelos de entrada de Long John:

Acima de R$ 1.000,00 – As Melhores Roupas de Borracha!

As melhores roupas de borracha com certeza estão custando valores acima dos R$ 1.000,00, algumas chegando ao dobro disso, dependendo da marca, da tecnologia e da espessura do neoprene. Nesta faixa de preço as marcas não economizam em tecnologia, oferecendo roupas de borracha extremamente flexíveis, seladas, de rápida drenagem, conforto térmico e durabilidade.

Deixe uma resposta

Specify Facebook App ID and Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for Facebook Login to work

Specify Google Client ID and Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for Google Login to work

Specify Instagram Client ID in Super Socializer > Social Login section in admin panel for Instagram Login to work

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
WhatsApp chat